Bem resolvida com seus cachos naturais, Carina Santana Pimentel, 16 anos, da Escola Djalma Pessoa, do SESI Piatã, viu na temática Histórias de Vida, proposta pelo concurso Jovem Jornalista, realizado pelo Grupo A Tarde, em parceira com o A Tarde Educação, uma forma de mostrar seu ponto de vista em relação ao preconceito vivido por pessoas que assumem o cabelo crespo.
Com o artigo Empoderamento do cabelo crespo, que fala sobre os problemas vividos pela família e amigos da jovem em relação ao cabelo natural, Carina ficou em 1º lugar na premiação do concurso, realizado na tarde desta sexta-feira, 11.12, no Museu de Artes da Bahia (MAB).
“Estou surpresa com a premiação, fiquei muito feliz. Agradeço a Deus e à equipe do SESI pela dedicação com os alunos. Foi por causa da metodologia do SESI, que cobra do aluno a leitura e a escrita constantemente, que conquistei o prêmio”, declarou Carina.
Laryssa Santos de Gouveia, 12, do SESI Candeias, também foi premiada e ficou em 6º lugar, abordando as diferenças raciais em uma vídeorreportagem. “Vi nesse tema a possibilidade de falar sobre os jovens que enfrentam o preconceito e o bullying. Foi uma forma de ajudar a quem precisa, de dar coragem para lutar”, explica.
Para a pequena Yasmin Silva Gonzaga, 9, da Escola Bernardo Martins Catharino, do SESI Itapagipe, foi fácil criar uma tirinha, já que gosta muito de desenhar. Ela ficou em 3º lugar na categoria, abordando os desastres da natureza, com a historinha de mãe e filha que perderam a casa em uma enchente. “Temos que pensar no nosso meio ambiente e como podemos ser solidários”.
Para Cléssia Lobo, gerente de Educação do SESI, a participação dos alunos é uma vitória. “A importância para nós é saber que estes jovens se empenham na leitura e na escrita. No futuro, com certeza, eles serão bons leitores e escritores”, pontua.
PREMIAÇÃO
O concurso foi destinado aos alunos das escolas públicas e privadas, dos níveis regulares e de Educação de Jovens e Adultos e tem como proposta estreitar ainda mais a relação entre sociedade, espaços educativos e jornal.