Com o objetivo de oferecer aos empresários da indústria um conjunto de serviços que visa apoiá-los na gestão dos afastamentos e atestados dos seus funcionários, foi lançado nesta quarta-feira, 9.12, em Salvador, o portfólio de produtos do Programa de Gestão do Absenteísmo do Serviço Social da Indústria (SESI).
O portfólio traz um conjunto de cinco serviços: Avaliação Inicial, Gestão dos afastamentos, Gestão de Nexos Previdenciários, Gestão do FAP e Gerenciamento Epidemiológico. Com isso, o SESI provê uma gama de soluções para gerir o absenteísmo na empresa visando propor soluções para os problemas gerados por acidentes ou doenças do trabalho.
“Com este novo portfólio, o SESI procurou se capacitar para melhor atender os empresários no atendimento das Normas Regulamentadoras, um item em que as empresas precisam avançar para assegurar sua competitividade e produtividade”, destacou o superintendente do SESI Bahia, Armando Neto, na abertura do evento.
CARTILHA
Durante o lançamento do portfólio de gestão do absenteísmo, o SESI também apresentou a cartilha FAP-RAT- NTEP – Efeitos na Gestão Empresarial, que será distribuída gratuitamente para os empresários baianos.
Trata-se de uma publicação produzida pela FIESP e cedida ao Sistema FIEB, que está sendo reproduzida pelo SESI Bahia. A proposta é orientar os empresários sobre as exigências trazidas pelo Fator de Acidente Previdenciário (FAP), os Riscos Ambientais do Trabalho (RAT) e sobre como atuar em caso de ocorrência do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP). Homero Arandas considerou que a cartilha é extremamente didática e vai contribuir para ampliar o conhecimento dos empresários.
O evento foi encerrado com palestra do médico do trabalho Gustavo Nicolai, especialista em fator previdenciário, que falou para uma plateia de empresários e técnicos sobre o tema Segurança e Saúde representam Custo ou Investimento? Ele apresentou casos em que medidas preventivas teriam contribuído para evitar que a empresa fosse obrigada a pagar pesadas multas. A conclusão do especialista é que sempre vale investir para evitar problemas futuros do que economizar com atitudes preventivas e ter que arcar com o custo das pesadas multas e, no futuro, com o impacto dos acidentes e doenças do trabalho no NETEP.
Ao final da programação foram entregues os certificados aos representantes das cinco empresas que participaram do Propjeto Metodologia Colaborativa para Gestão da Ergonomia na Indústria. Foram certificadas Fortlev, Nordeste, Novel, Bahiagás e Bem Te Vi.