Durante o período de intercâmbio no exterior, os estudantes ficam hospedados em casas de famílias norte-americanas, visitam escolas, conhecem universidades e empresas, participando de várias atividades. Eles viajam acompanhados da coordenadora pedagógica do SESI, Karla Andrade.
O Conexão Mundo é um programa de intercâmbio que atende cerca de 2 mil alunos brasileiros de ensino médio e técnico que estudam inglês pelas redes sociais com o auxílio de 200 monitores norte-americanos. Na Bahia, em 2015, o programa atendeu 156 estudantes do 3ª ano do ensino médio da Escola Djalma Pessoa, do SESI Piatã.
O curso de inglês oferecido no Conexão Mundo é dividido em três etapas. Na primeira, com duração de oito semanas, alunos e monitores norte-americanos se comunicam em inglês, a distância, por meio das redes sociais e programas de conversação em vídeo em tempo real e pela plataforma de aulas Longman, um portal especializado no ensino do inglês.
Na segunda fase, os monitores vêm ao Brasil onde durante quatro semanas participam na unidade do SESI de aulas e atividades presenciais na Escola Djalma Pessoa. A terceira fase também é a distância, com atividades e práticas do idioma, e dura seis semanas, nos mesmo moldes da primeira etapa. Para a quarta etapa do programa, os estudantes com melhor aproveitamento e progressão no aprendizado do inglês fazem a viagem para os Estados Unidos.
O programa é realizado em parceria entre a CNI, SESI e SENAI, e a organização não governamental US-Brasil Connect, e tem como objetivo o ensino e aperfeiçoamento do inglês de maneira lúdica e interativa.
Confira a relação dos estudantes selecionados para o intercâmbio linguístico:
Antonio Jorge da Silva Teixeira – 17 anos
Denis dos Santos Silva – 18 anos
Filipe Espírito Santo Amorim – 18 anos
Isabel do Nascimento Santos – 18 anos
Isabela Fraga Dias Santana – 16 anos
Jefferson Felipe Macêdo Bonfim – 18 anos
Kalyane Klys Alves dos Santos – 17 anos
Leandro Rodrigues Blanco – 19 anos