O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realizarão uma mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor do vírus da zika, da dengue e da chikungunya. A iniciativa, que leva o nome de “A indústria contra o mosquito”, contará com ações voltadas à comunidade escolar na próxima sexta-feira (4) e no sábado (5), conforme programação definida pelas federações das indústrias em cada estado e no Distrito Federal.
Em Salvador, dois eventos vão marcar a iniciativa nesta sexta-feira (04): No SENAI Dendezeiros, às 8h, será promovida uma visita de representantes da secretaria de Saúde do Estado da Bahia, com a presença do titular da pasta, Fábio Vilas Boas, que fará uma apresentação sobre as formas de prevenção ao mosquito. Já no SESI Piatã, durante o período da manhã, serão realizados um debate com professores de biologia e a apresentação de jingle e vídeo da campanha. Às 15h30, a escola vai promover um intervalo interativo com apresentações culturais relacionadas ao assunto.
Em todas as unidades de ensino SESI/SENAI da capital e do interior serão distribuídos panfletos e cartazes informativos. Estão previstas ainda palestras e oficinas de conscientização. Ao final das atividades, os estudantes receberão um certificado de “Agente Mirim” ou de “Agente Jovem”. A ideia do certificado é para que cada aluno se sinta capacitado e estimulado e disseminar informações de prevenção e de combate ao mosquito.
De acordo com diretor-superintendente do SESI nacional, Rafael Lucchesi, a contribuição do setor industrial visa a reforçar as ações de prevenção em todo o país. “Nosso objetivo é munir nossos alunos com informações para que eles possam ser multiplicadores dessa campanha de combate ao mosquito em ambientes como o familiar e em outros grupos sociais”, aponta Lucchesi.
Fonte: Imprensa CNI/Sistema FIEB