O Conselho Regional do SESI homenageou, nesta quinta-feira, o estudante Rafael Barreto Mendes, 19 anos, ex-aluno da Escola Djalma Pessoa, do SESI Piatã, um dos dois baianos aprovados para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde cursa Engenharia Aeroespacial. A professora Lilian Alves também foi homenageada pelo trabalho de orientação ao estudante que contribuiu para sedimentar sua trajetória de estudos.
O estudante, que está em São Paulo, foi representado na cerimônia pelos pais Anelísia de Souza Barreto Feitosa e Benildo José Santana Feitosa, que receberam das mãos do conselheiro Djalma Pessoa, uma placa e um computador portátil. O superintendente do SESI, Armando Neto, parabenizou o estudante, assim como o presidente da FIEB, Ricardo Alban, que presidiu a reunião.
O presidente parabenizou Rafael e convidou o estudante a futuramente retornar ao SENAI Cimatec, onde está em curso a implantação de um projeto em engenharia aeronáutica, graças a um convênio com a Embraer.
Medalhista de ouro, prata e bronze, respectivamente, nas Olimpíadas de Astronomia, Baiana de Química e Brasileira de Física Norte-Nordeste enquanto era aluno do SESI Bahia, Rafael tem como meta trabalhar com desenvolvimento de satélites e, um dia, chegar a fazer parte do corpo técnico da agência norte-americana aeronáutica e espacial, a NASA. Rafael revela que encontrou no SESI o ambiente propício, com laboratórios bem equipados e uma equipe de professores motivadora, que o conduziram a tomar gosto pela ciência e pela tecnologia