Estudantes do SESI e SENAI trazem medalhas da Olimpíada do Conhecimento 2016

Geral

Após quatro dias de evento e provas desafiadoras, os 1.200 competidores de 26 unidades federativas conheceram, no domingo (13.11), os nomes dos grandes vencedores da 9ª edição da Olimpíada do Conhecimento. O maior torneio de educação profissional das Américas reuniu alunos de todo o país, de 10 a 13 de novembro, em Brasília. Realizada a cada dois anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI), a competição recebeu 118.754 visitantes em um espaço de 50 mil m².

O SENAI Bahia ficou em 1º lugar no Desafio por Equipe – Tunning, na categoria Transporte e Logística com o projeto de adaptação de um Ford Ka. Já os estudantes da Escola Djalma Pessoa, do SESI Bahia, venceram a Mostra SESI de Ciências e Engenharia com o projeto de um software que ajuda alunos a gerenciarem os conteúdos escolares.


No Desafio por Equipe – Tuning, cada uma das equipes recebeu R$ 25 mil para transformar o motor, a suspensão, o sistema de som e a aparência de seis Ford Ka novos, de motor 1.5 e 110 cavalos. Uma das metas era modificar a potência do motor, ampliando-a para pelo menos 120 cavalos. O processo de tuning ou customização do carro é feito por profissionais que conhecem técnicas de mecânica e pintura de automóveis.


Para garantir o 1º lugar na competição, a equipe formada pelos estudantes Derick Nahuel Santos Piaggio Duarte, Diego Cerqueira Moreira Sena, Gladston de Carvalho Junior, Messias Cardim dos Santos, do SENAI Bahia, conseguiu que o veículo atingisse a potência de 161 cavalos. A equipe baiana instalou uma placa solar no teto e fez pintura estilizada e adesivagem no capô e nas laterais, além de pintura personalizada das rodas e alteração na suspensão, deixando o veículo rebaixado.  Na mesma modalidade foram vencedoras no 2º e 3º lugares, as equipes do SENAI Paraná e Rio Grande do Sul, respectivamente.


DESAFIOS INDIVIDUAIS

Na categoria Transporte e Logística o SENAI Bahia ficou com o 3º lugar com Derick Duarte, no desafio Mecânica de Automóveis. Os alunos deveriam encontrar cinco defeitos em um automóvel e corrigi-los em até uma hora. Em Pintura Automotiva, o baiano Diego Sena empatou no 2º lugar com o competidor do Ceará João Feitosa. Neste desafio, os competidores tiveram uma hora para reparar riscos e defeitos de pintura na porta de um veículo com ferramentas manuais para polimento e tintas para pequenos reparos. Após o término desse tempo, o trabalho foi avaliado pelo público presente, que votou no melhor resultado.

Na categoria Avaliação Prática do Estudante (SAEP), na categoria Técnico em Segurança no Trabalho, a Bahia também ficou em 1º lugar com o estudante Daniel Hall de Santana Barreto.

SESI BAHIA

O SESI Bahia também trouxe medalha da Olimpíada do Conhecimento 2016. A equipe da Escola Djalma Pessoa, venceu a Mostra SESI de Ciências e Engenharia. A iniciativa do SESI, em parceria com a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), tem o objetivo de estimular a iniciação de estudantes em pesquisa científica e tecnológica. Os projetos premiados participarão da Febrace, que ocorre de 20 a 24 de março de 2017, em São Paulo.

Os estudantes de ensino médio EBEP Davi Rocha Macedo Sousa, Giovanni de Lima Conceição e Matheus Souza Brito desenvolveram um software que ajuda alunos a gerenciarem os conteúdos escolares. Por meio da plataforma, acessível na internet, é possível acompanhar os conteúdos que já passaram ou que ainda serão vistos em determinado ano letivo. O objetivo é dar mais autonomia para estudantes organizarem a rotina de estudos.

A gerente de Projetos Educacionais do SESI, Bárbara Trajano, destacou a importância da Mostra para aumentar o interesse de crianças e jovens pelo mundo das ciências. “Esperamos que saiam daqui grandes futuros cientistas”, afirmou. A coordenadora-geral da Febrace, Roseli de Deus Teles, informou que, entre os critérios levados em consideração na avaliação dos projetos, estão desde a atitude e as habilidades de comunicação dos estudantes até a análise dos relatórios produzidos e o rigor científico das propostas.

Ao todo, estiveram expostos na feira 15 projetos de escolas do SESI de cinco estados: Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro. Os trabalhos tinham o intuito de resolver problemas do mundo real, por meio de fundamentos teóricos e metodologia científica, nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharia.

A Mostra SESI é um piloto, que deverá ser desenvolvido nas unidades do SESI em todos os estados e no Distrito Federal a partir do próximo ano. O Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da Escola Politécnica da USP é parceiro do projeto. Trata-se de uma instituição de desenvolvimento tecnológico, sem fins lucrativos, dedicado à criação e à inovação em tecnologias avançadas e é responsável pela realização anual da Febrace.
 

Compartilhar

USAMOS ALGUNS COOKIES PARA MELHORAR A NAVEGAÇÃO E SUA EXPERIÊNCIA EM NOSSO SITE. AO CONTINUAR NAVEGANDO EM NOSSO SITE, VOCÊ CONCORDA COM A NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE.

CLIQUE AQUI PARA LER NOSSA POLITICA DE PRIVACIDADE.