Uma pequena amostra das possibilidades que a iniciação científica no ensino médio pode oferecer foi apresentada na abertura da 2ª edição da Série SESI - Diálogos de Educação que discutiu os Limites e possibilidades do ensino médio e a formação técnica e profissional, no contexto da MP 746/2016, realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), nesta terça-feira, 22.11, em Salvador.
Três experiências do SESI com iniciação científica em química, programação computacional e ciência humanas e um projeto de tecnologia da informação de alunos do curso de ensino médio integrado com a educação profissional da rede estadual Ceep-Tic, de Lauro de Freitas abriram o evento.
Os alunos do curso de ensino médio integrado com a educação profissional da rede estadual, Ceep-Tic de Lauro de Freitas, apresentou o projeto de tecnologia social denominado "Recurso Tecnológico Totem", que possibilita a participação ativa de toda a comunidade escolar na vida da escola. Usando o sistema operacional Windows 7, a iniciativa objetiva auxiliar na divulgação de atividades curriculares e extra curriculares, tais como: calendário escolar, aniversariantes do mês, horóscopo, enquetes, conteúdos ilustrativos e cômicos da fanpage Ceep-TIC.
Os estudantes do SESI apresentaram os projetos do Bioplástico, iniciativa premiada nacionalmente e que desenvolveu em laboratório um suporte para plantio de mudas biodegradável usando como matéria-prima a fécula de mandioca. O Software para gerenciamento do processo formativos dos estudantes foi outro invento tecnológico apresentado que foi destaque, recentemente, na Olimpíada do Conhecimento, em Brasília e foi um dos escolhidos nacionalmente para representar o SESI, em 2017, na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), uma das maiores dedicadas às ciências no país, promovida pela Universidade de São Paulo.
A outra proposta apresentada foi o projeto na área de Ciências Humanas que fez um estudo sobre o perfil da mulher professora. A iniciativa foi desenvolvida levando em conta metodologias próprias da história, com coleta de depoimentos orais, dentre outros levantamentos.
REFERÊNCIA
Após a apresentação dos estudantes, o superintendente do SESI Bahia, Armando Neto, o gerente executivo de Educação do Departamento Nacional, Sérgio Gotti, Ney Campello, além de representantes da Secretaria da Educação, Ifba e outras entidades ligadas à educação debateram o tema do evento. De acordo com Armando Neto, a ideia inicial foi realizar um evento por semestre para discutir educação, principalmente no Ensino Médio. “No primeiro encontro o tema discutido foi a flexibilização do currículo, mas logo depois veio a MP 746/2016 que trouxe mais subsídios para a discussão da problemática do ensino médio e uma das temáticas da MP é o ensino médio articulado com educação profissional e o SESI tem a experiência do EBEP e esta é uma oportunidade de discutir até no sentido de fazermos ajustes no nosso modelo”, destacou o superintendente do SESI.
Sérgio Gotti lembrou que o SESI Bahia é precursor nesta discussão, até porque foi o primeiro departamento regional a implementar o EBEP. “O SESI Bahia sempre teve esta iniciativa de colocar em discussão estes temas de forma aprofundada para poder se planejar e também se posicionar”, lembrou. Para ele, a MP também abre uma oportunidade para que o SESI possa servir de referência para implementar o ensino articulado no Brasil todo.