As melhores práticas adotadas nas escolas da Rede SESI de Educação foram premiadas, na sexta-feira, dia 06/10, pela gerência de Educação do SESI Bahia, durante o Seminário Boas Práticas 2017. Foram selecionados, de um total de 43 trabalhos apresentados, seis iniciativas, sendo três de educação regular e três de educação continuada e de jovens e adultos (EJA). Ao final da premiação foi lançado o tema do Boas Práticas 2018 que será A Avaliação: Repensando as Nossas Práticas.
Os professores e coordenadores pedagógicos tiveram como desafio para este ano, desenvolver projetos em sala de aula sobre o tema Educação Integral: a Família no Processo Educativo. Foram vencedoras as iniciativas em educação regular da Escola SESI Inês Pitta de Almeida, em Barreiras, com o trabalho Adote uma Família; da Escola SESI José Carvalho, de Feira de Santana, com o Café Espanhol; e da Escola SESI João Ubaldo Ribeiro, de Luís Eduardo Magalhães, com o projeto Formação de Familiares para a Ciência.
Em educação continuada e EJA foram vencedores da edição 2017 os trabalhos das unidades RMS (Região Metropolitana de Salvador) e Norte, com os trabalhos Sarau EJA: Partilhando as Sementes e Aproximando as Comunidades Escolar e Familiar (EJA), o projeto Minha História faz História (EJA) e Alimentação Saudável para Toda a Família, de Educação Continuada.
Premiados da edição 2017 do Prêmio Boas Práticas de Educação Foto: Angelo Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB
O evento foi aberto pelo superintendente do SESI Bahia, Armando Neto, que destacou a maciça participação dos professores das escolas do SESI do interior. Ele também destacou a expansão da rede SESI, assegurando a ampliação da prestação dos serviços do SESI para a indústria nos municípios baianos.
A gerente de educação da Rede SESI, Cléssia Lobo, ressaltou que o seminário é uma oportunidade não apenas de reunir os professores da rede SESI para que eles apresentem as melhores práticas desenvolvidas ao longo do ano, não somente para reconhecê-los e valorizá-los, mas também para disseminar estas práticas. “Temos uma rede grande de escolas, que vem crescendo, e é importante que a gente consiga fazer com que haja esta troca de experiências. E no mês em que se comemora o dia do professor, esta iniciativa é também um indicativo de que a gente valoriza o profissional docente”, destacou.
Para os vencedores, foi um momento de alegria pelo reconhecimento de suas iniciativas pedagógicas. Lívia Laurindo, que venceu com o projeto Adote uma Família, disse que o prêmio representou um reconhecimento ao seu trabalho e que vai servir para estimulá-la a continuar a fazer cada vez mais e melhor. O projeto Formação de Familiares para à Ciência, realizado pelas professoras Thamara Almeida e Juliana Oliveira, mostrou como o envolvimento da família no processo educacional pode dar excelentes resultados e reforçar o compromisso da família com o desenvolvimento educativo dos filhos.
METODOLOGIA
Os trabalhos submetidos ao Seminário de Boas Práticas - 2017 passaram por um rigoroso processo de julgamento, do tipo blind peer review (julgamento cego por pares), no qual a identidade do autor é um elemento não fornecido aos avaliadores.
A avaliação foi realizada por uma Comissão Técnica, composta por doutores, mestres, mestrandos e especialistas das seguintes instituições de ensino: UFRB, UNIFACS, UEFS, UFBA, UNEB, UNINTER, UNIP, UNILEÃO, IFBA, IFBAIANO, SENAC, Rede Estadual de Ensino, Prefeitura Municipal de Salvador e Instituto Aplicado de Educação Superior, Faculdade Batista Brasileira, FCG (Faculdade de Capim Grosso), Facultad de Ciencias de la Educación (UDE/FCED), Faculdade São Francisco de Juazeiro – FASJ, Faculdade Maurício de Nassau/USACH e Colégio Salesiano Dom Bosco.
Cada trabalho teve entre 2 e 3 avaliadores, membros da Comissão Técnica do Seminário. O resultado final da avaliação de cada submissão, que corresponde à média das avaliações dos revisores, foi indicador decisório para a classificação dos trabalhos premiados.
CONFIRA OS TRABALHOS PREMIADOS
EDUCAÇÃO REGULAR
FORMAÇÃO DE FAMILIARES PARA À CIÊNCIA
Thamara Araújo Almeida e Juliana Inês Segatto Oliveira
Escola SESI João Ubaldo Ribeiro, Luís Eduardo Magalhães
CAFÉ ESPAÑOL
Francilma Carneiro de Araújo
Escola SESI José Carvalho, Feira de Santana
ADOTE UMA FAMÍLIA
Lívia dos Santos Ribeiro Laurindo e Yane Manuela Lima Marques da Silveira
Escola SESI Ignez Pitta, Barreiras
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
SARAU DA EJA: PARTILHANDO AS SEMENTES E APROXIMANDO AS COMUNIDADES ESCOLAR E FAMILIAR
Leliany Robérica Rocha Bomfim Mazzei e Fernanda Brito da Silva
Unidade EJA RMS
PROJETO MINHA HISTÓRIA FAZ HISTÓRIA
Ítalo Alan Barbosa Bispo e Kellen Virgínia Fernandes Passos
Unidade EJA Norte
EDUCAÇÃO CONTINUADA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA TODA FAMÍLIA
Ricardo Henrique Pereira de Oliveira e Ingrid Paula de Oliveira Silva
SESI Norte