Engenheiros civis e mecânicos, bem como arquitetos participam da Capacitação para Seleção e Uso de Projeto de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), promovida pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Sinduscon-BA. Iniciada nesta quinta-feira, 18.10, na sede do sindicato, a capacitação prossegue até sexta-feira, 20/10.
A capacitação no Sinduscon-BA será realizada pelo Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho Wilson Roberto Simon, calculista estrutural, membro ativo da CB32 da ABNT para normas sobre trabalho em altura e consultor da Tripartite convidado por parte dos empregados para elaboração dos anexos NR-35.
Considerando as demandas identificadas em diversos estados do Brasil, o SESI-BA, com o apoio do Sinduscon-BA, desenvolveu 22 (vinte e duas) soluções em EPC, bem como realizou a transferência de tecnologia para aplicação destas soluções, objetivando a capacitação dos profissionais dos departamentos regionais do SESI e entidades que representam a indústria da construção para melhor aplicação dos EPC e o dimensionamento através dos padrões disponibilizados.
A implantação EPC nos canteiros de obras contribui de forma significativa para a prevenção dos acidentes de trabalho, com destaque para os acidentes proporcionados por queda de altura. Trata-se de uma obrigatoriedade legal, que prevê que os projetos devem ser desenvolvidos em conformidade com as etapas da obra.
Amparado pela Norma Regulamentadora No 18 (NR-18), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) tem intensificado a fiscalização nestes quesitos, sendo a ausência passível de multas e embargos do canteiro ou frente de serviço.