O Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) apresentou, nesta quinta-feira, 14.12, durante reunião mensal do Conselho da entidade, o desempenho do programa de Gestão do Fator Acidentário de Prevenção (FAP). O SESI tem 13 empresas atendidas, que contrataram os dois principais serviços do portfólio SESI para Gestão do FAP: Assessoria para Contestação do FAP e Estudo de Viabilidade de Redução de Custos com o FAP. No encontro, dois empresários deram um depoimento sobre os serviços prestados e a importância de monitorar estes dados para evitar prejuízos financeiros.
Representante da empresa R2T, do ramo de telecomunicações, Ana Elisabete Barboza explicou que o SESI fez o levantamento e o monitoramento de todos os dados da empresa e permitiu que fosse identificada uma inconsistência na cobrança previdenciária que poderá ser corrigida, gerando economia para a empresa. “O SESI tem expertise para fazer esta análise e gerar informações financeiras que são fundamentais à boa gestão”, explicou Ana Elisabete. A R2T contratou apenas os serviços de assessoria, mas já analisa a possibilidade de ampliar a parceria com o SESI. “Nós passamos a ter melhor conhecimento de todos os dados que compõem a formação do FAP”, acrescenta.
Há mais de 15 anos com contratos com o SESI, o empresário José Carlos Telles Soares, da Concretiza, e também presidente do Sinprocim, apontou que o principal benefício de ter esta gestão dos dados é a segurança que isso proporciona à empresa. “Todo o trabalho que é realizado tem registro e dificilmente uma empresa de médio porte como a nossa teria condições de organizar estas informações sem a ajuda de uma equipe especializada”, atestou.
Para ele, os serviços prestados pelo SESI são fundamentais para as médias empresas, considerando que as pequenas empresas possuem benefícios institucionais que reduzem as exigências nestes quesitos e as grandes empresas são, por sua vez, dotadas de uma estrutura qualificada para gerir estes dados.