Sálua Chequer foi uma das convidadas do evento. Foto: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB.
Os 11 polos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) a Distância do Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) participaram em todo o estado da Semana da EJA que este ano teve como tema Meus Saberes, Minha História!
A programação, que iniciou na segunda-feira, 14.5, e encerrou nesta sexta, 18.5, aconteceu simultaneamente em todas as escolas da Rede SESI e sedes do interior. As atividades incluíram palestras, oficinas – robótica, turbante, teatro, música –; Momento Cultural, com apresentações musicais, de coral e exposição de pinturas e esculturas produzidas pelos alunos, além de exposição de memórias e fotografias sobre a vida dos alunos.
Em Salvador, a programação contou com o apoio da Unidade de Cultura do SESI, que levou para a Escola SESI Reitor Miguel Calmon a professora e arte educadora Sálua Chequer, que retratou no evento a perspectiva do saber oral e da cultura popular nordestina.
Os alunos da EJA-EaD compartilharam suas experiências em palestras que tiveram a participação da comunidade. Foto: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB.
A gerente de educação de Jovens e Adultos, Gisele Freitas, explicou que este foi o segundo ano que o SESI Bahia realizou a Semana da EJA. Em 2017, o evento foi realizado a partir de uma iniciativa do Fórum Nacional de EJA. “A experiência foi tão positiva que resolvemos realizar o evento este ano novamente e incluí-lo na programação anual da EJA do SESI”, revela Gisele.
A Semana da EJA é uma oportunidade, como explica Gisele, de trabalhar com os alunos em diversas atividades, proporciona à comunidade local o acesso e conhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano. “Escolhemos um tema que refletisse a valorização dos saberes dos nossos alunos e resgate da autoestima deles como protagonistas da sua história”, acrescenta a gerente, observando que toda a organização do evento foi produzida pelos próprios alunos.
Roberto Queiroz apresentou uma canção de sua autoria dedicada ao EJA. Foto: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB.
Os alunos também aprovaram a iniciativa. O estudante Roberto Queiroz, 44 anos, gostou tanto que se inspirou para compor uma música sobre o tema do evento Meus Saberes, Minha História. “A Semana da EJA foi uma experiência muito gratificante que vou levar para toda minha vida”, conta Roberto. “Pude acompanhar outras experiências, ouvi histórias e compartilhei os saberes dos amigos. Aprendi muito”, complementa o aluno.
O programa de Educação de Jovens e Adultos do SESI envolve cerca de sete mil alunos em todo o estado.
Confira todas as fotos clicando
AQUI.