Evento internacional de robótica aconteceu no Rio de Janeiro e contemplou diversas modalidades
Equipe Hydra competiu com equipes de outros 28 estados com robôs de grande porte Foto: Gilberto Jr/Coperphoto/Sistema FIEB
Com informações da Agência CNI
Começou na sexta-feira, 5.8, o 1º Festival Internacional de Robótica do Brasil. O evento aconteceu até o dia 7 agosto, no Píer Mauá, Rio de Janeiro. Além das competições tradicionais da categoria FIRST LEGO League Challenge (FLL), com robôs LEGO, competindo em tapetes, foi possível encontrar também a categoria estreante no Brasil: a FIRST Robotics Competition (FRC), com robôs de porte industrial, de até 55kg e 1,5 metros.
O SESI Bahia foi representado no primeiro torneio Off-Season FRC do Brasil, pela equipe de robótica, Hydra, da Escola SESI Djalma Pessoa, de Salvador. A equipe competiu com outras 28 equipes de vários Estados.
Esta é a primeira vez que o Brasil vai sediar o Festival Internacional SESI de Robótica 2022, organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI). As competições de FLL e FRC vão reunir 990 estudantes de 9 a 19 anos de 37 países. O evento integra o calendário oficial desta temporada da FIRST – organizadora de competições de robótica em todo o mundo.
O páreo internacional é realizado sob a bandeira do SESI FIRST Lego League (FLL) International Open Brazil, evento que vai reunir as melhores equipes de FLL de todo mundo, sendo 58 estrangeiras e 32 brasileiras. Depois de meses dedicados à programação e à construção dos robôs, estudantes de diferentes nacionalidades competem com as suas criações. Em outras competições da categoria ao redor do mundo, alunos brasileiros já levaram mais de 70 prêmios. A segunda modalidade é a competição Off Season da First Robotics Competition (FRC), que terá 28 equipes brasileiras, e é conhecida como a “Olimpíada dos Robôs”.
Entenda como funcionam os desafios de cada categoria do internacional. Confira guia para entender o’beabá das competições de FLL e FRC.
No evento será possível, também, participar de atividades experimentais, no Espaço Acesse, para criar brinquedos e vivenciar, na prática e de forma lúdica, conceitos de ciência e tecnologia. Também terão espaços para visitação, um cubo monocromático e estandes decorados de equipes do mundo inteiro.