Duas equipes baianas foram vencedoras da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada neste sábado, 27.08, na Escola SESI Djalma Pessoa, em Piatã. Com a conquista as equipes Cronos, da Escola SESI José Carvalho (Feira de Santana), e Fortec, do Colégio Fortunato (Salvador), vão representar a Bahia na etapa nacional da competição, em São Paulo.
O evento acontecerá no campus da FEI, em São Bernardo do Campo, no período de 17 a 22 de outubro, quando também serão realizadas a Competição Brasileira de Robótica e a Mostra Nacional de Robótica.
Coordenada pelo Serviço Social da Indústria – SESI Bahia, com o apoio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), a etapa estadual da OBR voltou à modalidade presencial, após dois anos de pandemia.
Como desafio, os estudantes tiveram que programar robôs para realizar, de forma autônoma, o resgate de vítimas de um desastre. “É muito gratificante, pois enfrentamos muitas dificuldades ao longo do processo. Agora temos que nos preparar para tentar o primeiro lugar no nacional”, comemorou o estudante Jonatas Caíque Almeida de Souza, da equipe Cronos, que participou da modalidade presencial pela primeira vez.
Vencedores no nível 2, os alunos do Colégio Fortunato se emocionaram com a classificação. “É a primeira vez que a gente participa da OBR e foi incrível. É algo que nunca imaginei experimentar e ficar em primeiro lugar é uma experiência surreal”, celebrou a capitã da equipe Fortec, Isis Beatriz Ferreira.
Mais de 100 estudantes baianos, com idades entre 11 e 19 anos, participaram da etapa estadual da OBR. Neste ano, a competição reuniu estudantes dos municípios de Cachoeira, Feira de Santana, Irecê, Lauro de Freitas, Salvador, Simões Filho e Vitória da Conquista.
No total, 34 equipes participaram da competição, divididas em duas categorias: a N1, com alunos do ensino fundamental II (do 6º ao 8º ano) e a N2, com alunos do 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e do ensino técnico.
Salvador será sede do campeonato nacional
Durante o evento, o professor da UNEB e vice-presidente da Robocup Brasil, realizadora da OBR, anunciou que a candidatura de Salvador como sede da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2023 foi aprovada. O anúncio oficial acontecerá em outubro, em São Bernardo do Campo.
“É uma alegria muito grande. Estamos querendo realizar um evento nacional de robótica em Salvador há algum tempo. Não tenho dúvida que Salvador sediar a etapa nacional da OBR fará com que a competição cresça no nosso estado”, comemorou a gerente de Educação e Cultura do SESI Bahia, Clessia Lobo.
Ela pontuou que um dos pontos mais gratificantes da competição é a participação de alunos de escolas públicas. “Antes da pandemia, escolas públicas de diversas cidades do interior da Bahia tinham uma representação maior. Acreditamos que no pós-pandemia os alunos dessas escolas precisam de apoio, de visibilidade, para que possam se preparar e participar da competição”, avalia.
Confira a lista das equipes premiadas na etapa estadual da OBR:
Nível 1
1. Equipe Cronos, da Sesi José Carvalho – Feira de Santana
2. Equipe Robotec Viver 2, do Colégio Viver – Lauro de Freitas
3. Equipe Startec, da Escola Flordenice da costa – Simões Filho
Nível 2
1. Equipe Fortec, do Colégio Fortunato – Salvador
2. Equipe Robotec Viver, do Colégio Viver – Lauro de Freitas
3. Equipe Tecgold – da Escola SESI Reitor Miguel Calmon – Salvador
Premiações Especiais
Nível 1
Robustez
Equipe LEGO DRAGONS, do Colégio Nossa Senhora de Fátima – Vitória da Conquista
Design
Equipe TECNOMANÍACOS, da Escola SESI Reitor Miguel Calmon – Salvador
Inovação
Equipe UPLOAD MAKER, da Upload Escola de Tecnologias – Salvador
Dedicação
Equipe TECFLOR, da Escola Flordenice da Costa – Simões Filho
Programação
Equipe TECHDROID, da Escola Flordenice da Costa – Simões Filho
Maker
Equipe UPLOAD ADVANCED, da Upload Escola de Tecnologias – Salvador
Escola Particular
Equipe LEGO DRAGONS, do Colégio Nossa Senhora de Fátima – Vitória da Conquista
Nível 2
Robustez
Equipe ÓRION, da Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino – Salvador
Design
Equipe Angrybotz, da Escola SESI Reitor Miguel Calmon – Salvador
Inovação
Equipe #AUTOBOT, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia – Salvador
Dedicação
Equipe SERTÃOCOP2, do Instituto Federal da Bahia – Irecê
Programação
Equipe AUTOBOT, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia – Salvador
Maker
Equipe SALVADOR VIPERS, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia – Salvador
Escola Particular
Equipe Angrybotz, da Escola SESI Reitor Miguel Calmon – Salvador
Escola Pública
Equipe Flash Light, do Colégio Mestre Paulo dos Anjos – Salvador
OBR Race
Equipe ROBOTEC-VIVER, do Colégio Viver – Lauro de Freitas