Estudantes de Pojuca do Projeto Centro de Esporte e Educação, realizado pelo SESI Bahia e parceria com a Petrobras, visitaram, em 25 de agosto, o Centro de Cultura de Alagoinhas. No espaço, as crianças e os adolescentes tiveram contato com obras de arte nas formas de poesia, música, escultura, pintura e fotografia, conheceram o funcionamento de um teatro e assistiram a um vídeo sobre empoderamento e aceitação das características naturais do corpo.
O produtor cultural e coordenador de Arte do Projeto, Luiz Bandeira, acredita que o conhecimento adquirido na visita contribuirá para a autoestima e a percepção de valor no ambiente em que vivem. “O projeto estima que essas visitas a espaços culturais contribuam para a cidadania desses jovens, e nós estamos cumprindo com a proposta, que é de conhecimento e pertencimento de cultura”, pontuou.
O coordenador do centro cultural, Nando Zâmbia, celebrou a participação ativa dos jovens e recordou de quando tinha a mesma faixa etária deles. “Para mim, é catártico ver o que aconteceu comigo, há cerca de 23 anos, por causa da educação, de professores e pessoas que estavam à frente da escola, que me levaram ao teatro e hoje, eu ocupo esse cargo”, lembrou. “Por isso, é importante cuidar dessa primeira experiência, porque fará com que eles voltem como espectadores ou artistas”, recomendou.
Estudante do 8º ano, Leidjane Santos, de 14 anos, esteve pela primeira vez em um museu por intermédio do Projeto. “A experiência foi muito incrível, legal e divertida. Quando vi o palco, eu me imaginei ali. Gostei de tudo: Das artes, dos desenhos, dos detalhes e dos designs”, contou empolgada. João Vitor, 16, nunca esteve em um teatro e ficou impressionado com o que viu. “De tudo o que eu vi, o que mais gostei foi o teatro, que eu nunca pensei que fosse daquele tamanho. É imenso!”, observou.